Rotura do tendão bíceps femoral

Homem de 27 anos atropelado por motocicleta há 45 dias, apresentando grande edema...



Galeria de fotos



HISTÓRIA CLÍNICA

Homem de 27 anos atropelado por motocicleta há 45 dias, apresentando grande edema no joelho esquerdo e limitação funcional, não conseguindo apoiar o membro acometido no chão. Solicitada ressonância magnética (RM) para elucidação diagnóstica.

ACHADOS:

Figura 1: Em A, RM na sequência T2 FAT SAT no corte sagital demonstrando rotura completa do ligamento cruzado (seta preta). Em B, RM na sequência DP FAT SAT no corte coronal demonstrando rotura da raiz do corno posterior do menisco medial (seta branca), avulsão do tendão do bíceps femoral e do ligamento colateral lateral (seta preta).

 

ANATOMIA

  • O músculo bíceps femoral consiste de uma cabeça longa proximal originária da tuberosidade isquiática da pelve em conjunto com o semitendinoso e de uma cabeça curta, proveniente da porção lateral da linha áspera do fêmur, que se estende superiormente quase ao nível da inserção do glúteo máximo.
    • O tendão distal do bíceps femoral insere-se no aspecto lateral da cabeça da fíbula1,2,3.

 

FUNÇÃO

  • O bíceps femoral é o músculo mais forte do “jarrete” e suas funções são: estender o quadril, além de flexionar e realizar a rotação externa do joelho1,3.
  • Estudos biomecânicos relatam que se o tendão é ressecado e transferido para o aspecto anterior da coxa, há uma redução de 75% na flexão1,4.
  • O tendão bíceps femoral é também um estabilizador dinâmico e estático do joelho1.

 

MECANISMO DE LESÃO

·         Kusma et al revisaram casos na literatura de avulsão isolada do tendão bíceps femoral de sua inserção na fíbula e concluíram que a faixa etária dos pacientes acometido foi de 21-44 anos, com uma idade média de 37,6 anos e que os mecanismos que conduzem à rotura foram relatados como hiperextensão em 62,5% dos casos, corrida em 25% e chutar para trás em 12,5%1,2, sendo o futebol o esporte mais comumente associado a esta lesão1,5. o   O mesmo mecanismo de lesão que rompe o ligamento arqueado de sua inserção fibular também pode resultar em avulsão do tendão bíceps femoral3

 

DIAGNÓSTICO

·         A ultrassonografia e a RM são modalidades adequadas para investigar lesões do tendão bíceps femoral3. ·         A ultrassonograifa pode monitorar a junção miotendínea mostrando uma recuperação gradual da orientação fascícular e o tamanho da cicatriz, além do aumento na tensão do tendão um ano após lesão6. ·         A RM apresenta uma resolução anatômica superior em relação a estruturas mais profundas e complexas1. o   Além disso, a capacidade da RM em demonstrar trauma muscular oculto faz com que seja uma ferramenta útil para a avaliação desta condição3.

 

TRATAMENTO

·         O tratamento da rotura do tendão bíceps distal pode ser conservador, apresentando bom resultado. o   O prognóstico para esta lesão é bom1.

 

REFERÊNCIAS

  1. Watura C, Harries W. Biceps femoris tendon injuries sustained while playing hockey. BMJ Case Reports 2011;10.1136/bcr.10.2010.3466.
  2. De Maeseneer M, Boulet C, Willekens I, Lenchik L, De Mey J, Cattrysse E, Shahabpour M. Segond fracture: involvement of the iliotibial band, anterolateral ligament, and anterior arm of thebiceps femoris in knee trauma. Skeletal Radiol. 2015 Mar;44(3):413-21.
  3. Bencardino JT, Rosenberg ZS, Brown RR, Hassankhani A, Lustrin ES, Beltran J. Traumatic musculotendinous injuries of the knee: diagnosis with MR imaging. Radiographics. 2000 Oct;20 Spec No:S103-20.
  4. David A, Buchholz J, Muhr G. Tear of the biceps femoris tendon. Arch Orthop Trauma Surg. 1994;113(6):351-2.
  5. Kusma M, Seil R, Kohn D. Isolated avulsion of the biceps femoris insertion injury patterns and treatment options: a case report and literature review. Arch Orthop Trauma Surg 2007;127:777–80.
  6. Kellis E, Galanis N, Chrysanthou C, Kofotolis N. Use of Ultrasound to Monitor Biceps Femoris Mechanical Adaptations after Injury in a Professional Soccer Player. J Sports Sci Med. 2016 Feb 23;15(1):75-9.

Image placeholder

Cortesia:

Dr. Márcio Luis Duarte